Boina Cantary é um grupo de intervenção e investigação na área do cante, tem como propósito intervir de uma forma mais urbana no património cultural que marca o Alentejo. Grupo de oito mulheres, admiradoras e apaixonadas pelo cante, pegaram no seu repertório e, com todo o respeito e esmero, apresentam-no adaptado às suas vozes com nuances urbanas.
O grupo foi criado em 2017 e tem o seu espaço de ensaio no Armazém 8, onde estreou o seu espetáculo em 2019, aquando do aniversário deste espaço.
No ano de 2019 apresentou-se em Évora e Redondo. Em 2020, devido à pandemia, apenas se apresentou em Évora fazendo intervenções nas ruas e largos das Juntas de Freguesia do Bacelo, Valverde, Santa Luzia, Canaviais, Bairro de Almeirim e Praça do Giraldo.
Durante o período da pandemia os ensaios não pararam, sendo feitos por zoom, o que lhes possibilitou a melhoria do repertório e a integração de outros temas novos e uma nova valência: a composição de temas originais, mantendo como base modas antigas, bem como agregar a escrita e o desenho, elementos que serão integrados nos espetáculos ao vivo.
Youtube