A preparar a nova temporada
e balanço da anterior!
É por Elas | The Woman Project

É por Elas, um conjunto de 5 filmes sobre 5 mulheres diferentes,
na idade, no percurso, que se destacam na vida da cidade de Évora.

Armazém 8 apresenta “The Woman Project”

No mês da Mulher, o Armazém 8 apresenta “The Woman Project”, uma série de 5 filmes com 5 mulheres do Alentejo distintas na idade, forma de estar e percurso, que influenciam a vida da cidade de Évora.

Os filmes foram gravados em março de 2022, produzidos pela Associarte, e põem em destaque no ciclo “É por Elas”, as vidas e os contributos de Ana Beatriz Cardoso, Antónia Nobre, Carmen Almeida, Fernanda Ramos e Lurdes Nobre, cMulheres do Alentejo, Mulheres de Évora que fizeram e fazem a diferença.

Ana Beatriz Cardoso, membro da assembleia municipal de Évora, jurista de formação, engajada na luta pela igualdade de género e fundadora da associação Ser Mulher, é a mulher que se dedica à proteção das vítimas de violência doméstica.
Antónia Nobre foi operária fabril, líder sindical, única mulher tipógrafa da cidade, foi a primeira mulher dirigente a sul do Tejo, na extinta Fábrica das Pastilhas Pirata, fundadora da Caritas de Évora e empresária na área da restauração, proprietária do Restaurante O Sobreiro. Carmem Almeida, formada em sociologia, funcionária pública, responsável e criadora do Arquivo Fotográfico de Évora, Chefe de divisão da divisão de Comunicação da Câmara de Évora, Chefe de Divisão de Cultura e Património de Évora, responsável por várias intervenções no Património da cidade, com destaque para o Aqueduto da Água de Prata e do Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio D. Manuel. Fernanda Ramos, foi funcionária pública, vereadora da Câmara Municipal de Évora e Governadora Civil. É atualmente a Presidente da Fundação Alentejo e foi a fundadora da EPRAL, escola profissional, responsável pela formação de milhares de jovens alentejanos ao longo dos anos.
Lurdes Nobre – Radialista, produtora, dirigente associativa e presidente da Associ’ Arte.

Incluído no Ciclo “É por Elas”, que assinala o mês de março no Armazém 8, “este projeto é a nossa homenagem àquelas que vivem sem medos! 5 mulheres que fizeram das suas vidas e das suas carreiras o que bem quiseram, sem medos, com determinação e tendo também como foco a comunidade e a justiça dos tempos, afirma Midus Chambel, da Associ’Arte, produtora dos documentários. “É de extrema importância o registo do contributo destas e de outras Mulheres e da forma como se integraram na sociedade alentejana. Os documentários produzidos relatam também a história da sociedade que nos rodeia, no último século, e a perseverança no feminino, que não pode ser esquecida. Para 2024, a Associarte já está a produzir mais 5 filmes sobre 5 outras mulheres do Alentejo que se destacam”, acrescenta.

Lurdes Nobre

A mulher da Associ' Arte

Carmem Almeida

A mulher da Cultura, do Patrimônio, da Fotografia

Fernanda Ramos

É a mulher da Educação Profissional

Antónia Nobre

Foi a única mulher tipografa da cidade, em 1957, a primeira mulher dirigente a Sul do Tejo, 1968

Ana Beatriz Cardoso

Trata as histórias de muitos milhares de mulheres que sofrem de violência. Todo o tipo de violência. Dirigente da Associação Ser Mulher, é uma das mulheres de referência na sociedade portuguesa e em especial da Eborense.

MAIO - ESPÉTACULOS
Rodrigo Fonseca - 05 MAIO 23
Pablo Vidal - 06 MAIO 23
Pedro Branco - 12 MAIO 23
Boina Cantary - 19 MAIO 23
Eddy Slap Project - 26 MAIO 23

Reserve já o seu!

Rua do Eletricista 8 - P.I.T.E,
7005-513 Évora