Coragem de Ficar
O conceito por trás desta criação liga-se ao território.
Uma zona difícil de se fazer uma carreira, estável, duradoura e rentável para aqueles que nas áreas das artes e da comunicação, decidem ficar no Alentejo.
Apesar de grande, o Alentejo tem poucas oportunidades para estas áreas, tem pouco trabalho, são mal pagos e tem pouca visibilidade. Não é fácil, são actos de coragem. É esta a coragem que queremos homenagear com este Prémio.
Queremos dar destaque às obras e aos seus criadores, mostrando-lhes que estamos juntos nesta luta grandiosa de não deixar 1/3 do território “vazio” ou à mercê do que vem de fora.
Criado no ano da inauguração do Armazém 8, o Prémio que a Associ’ Arte criou visa cumprir 2 objetivos: homenagear um artista ou comunicador que tenha tido a coragem de ficar no Alentejo e daqui fazer a sua carreira nacional e internacional e pedir a um destes artistas, que não o premiado, que crie uma obra de arte para oferecermos ao homenageado do ano, dando-lhe assim a oportunidade de mostrar o seu trabalho, ao mesmo tempo que vende uma obra.