Coletivo dos
remédios
a a 03 Julho
NON
TALKERS
a a 11 Julho
Socorro
Lira
a a 18 Julho
Silvana
Cruz
a a 25 Julho
Exposição de Pintura de António Firmino, pintor cabo-verdiano

Vivências Cabo-Verdianas

António Firmino é pintor por vocação e, há mais de duas décadas, assume-se como um Artista Plástico autodidata que “inventa a sua própria técnica a cada pincelada”. Pode dizer-se que a obra de António Firmino é um facto consumado de quadros com vida própria.
A sua pintura foi desde cedo muito marcada por uma forte relação com a terra e o imaginário de Cabo Verde.

António do Nascimento Firmino nasceu na cidade do Mindelo, na ilha de S.Vicente em Cabo Verde, cujas gentes,vivências e folclore lhe servem de tema para as suas telas (a óleo e acrílico).

A pobreza, a seca, a natureza das ilhas, as festas tradicionais, os atos religiosos, paisagens marinhas, algumas cenas históricas de naufrágios, retratos, entre outros, são os aspetos que surgem com frequência na temática estabelecida e dentro de uma ordem muito pessoal do pintor. Com especial destaque para a vida noturna mindelense, com ênfase na “joie de vivre”, numa forma de estar com características do povo de Cabo Verde, maneira de combater e esquecer os problemas do quotidiano.

Amante da música tradicional da sua terra natal, presença assídua – quando não mesmo impulsionador – das sempre recordadas noites de serenata no Mindelo dos anos 70, acabou sendo enfeitiçado pela criatividade musical natural do ilhéu, passando ele próprio a compor e a tocar violão. Essa atividade suscitou-lhe ainda o mote para a sua pintura, a que chamaria mais tarde de “Serenata Mágica”.

Está representado em diversas coleções privadas em Cabo Verde, em Portugal e em diversos países.

JANEIRO 2024 - ESPECTÁCULOS
Trupe dos Bichos - 13 JAN. 24
Helena Reis & Miguel Orama - 19 JAN. 24
Quinteto Quebra Tudo - 26 JAN. 24

Reserve já o seu!

Rua do Eletricista 8 - P.I.T.E,
7005-513 Évora